Associação de Orientação aos Deficientes

Natal - Rio Grande do Norte

(84) 3205-2300

O Pioneirismo da Adote

Projeto Semear

O Projeto Semear, baseado nas ideias da Educação Condutiva, tinha como perspectiva estimular as crianças ao desenvolvimento de habilidades que instiguem movimentos intencionais, oferecendo atividades que propiciem a autonomia; técnicas para melhorar a comunicação, as funções cognitivas, as habilidades de intelecto, o auto cuidado, as técnicas de relacionamento social e emocional. Enquanto processo pedagógico e reabilitatório, a Educação Condutiva é estruturada para realizar um trabalho embasado nas relações grupais e nos processos de interação entre todos os envolvidos.

Tecnologia Assistiva

O serviço de Tecnologia Assistiva foi implantado na Adote há cerca treze anos e visa proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo a independência e a inclusão do paciente. Na vida diária, produtos e materiais favorecem um desempenho autônomo e independente nas atividades como alimentar-se, cozinhar, tomar banho, vestir-se, escrever e até usar o computador.

Na oficina de Tecnologia Assistiva, os profissionais da área de Terapia Ocupacional criam órteses, talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, abotoadores, velcro, barras de apoio e outros dispositivos que ajudam na rotina do paciente. São normalmente confeccionados sob medida e servem para as funções manuais.

Projeto Acontecer (Aplicação do Método Therapy Tapping)

O Método Therapy Tapping é um conceito de estimulação tegumentar (pele) que utiliza bandagens elásticas com o objetivo de contrair ou relaxar a musculatura. Beneficia tanto nas disfunções neurológicas como nas ortopédicas. Com o método, a Adote teve a oportunidade de observar evoluções consideráveis em poucas sessões possibilitando adiantamento de altas. Houve uma melhor circulação sanguínea e linfática, diminuição dos edemas, prevenção de lesões musculares e articulares. O método também possibilita a estabilização articular com posicionamento adequado, facilitando o uso do membro, uma melhor e maior liberdade de movimento, sem prejudicar o desenvolvimento funcional do paciente, obtendo a melhoria da função neurológica da resposta motora e sensorial satisfatória. A técnica começou a ser utilizada na Adote em julho de 2011 e é desenvolvida pelos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Comunicação Alternativa

A Comunicação Alternativa existe há 16 anos na Adote. A Instituição é pioneira na região Nordeste neste tipo de serviço. O recurso é utilizado nos usuários que não tem condições de falar. O problema pode ser parcial, temporário ou permanente. Através do método, o paciente volta a adquirir um bom desenvolvimento da fala. A Comunicação Alternativa consiste em reproduzir figuras em pranchas de acordo com a necessidade do usuário e a evolução do seu tratamento. O fonoaudiólogo atua em conjunto com os outros profissionais da equipe, inclusive com os professores da escola. De posse das pranchas, é possível o usuário se comunicar com as outras pessoas.