Associação de Orientação aos Deficientes

Natal - Rio Grande do Norte

(84) 3205-2300

Escola Madre Fitzbach

A Escola Madre Fitzbach realiza atendimento educacional nos turnos matutino e vespertino na modalidade de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Mantida pela ADOTE, tem a missão de oferecer ensino de qualidade à comunidade escolar e propiciar condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, mediante práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à diversidade dos alunos com base no diálogo e nas relações socioafetivas.

Desde 1998, a Escola Madre Fitzbach trabalha com a proposta de inclusão, o que tem exigido grandes esforços e quebra de paradigmas, pois compreende que a inclusão é um processo e envolve mudanças em toda a sociedade. Sendo assim, propõe um trabalho longo, persistente e desafiador, pois preza pela adaptação tanto pedagógica como social de forma gradativa, contínua, sistemática e planejada de pessoas com deficiência.

O respeito à diversidade, a valorização do aluno em suas potencialidades e habilidades, o respeito às diferenças, a realização de intervenções diferenciadas, visando atender aos alunos em suas individualidades, tem garantindo condições de aprendizagem e está apresentando resultados positivos.

 

Quem foi Madre Fitzbach?
Marie Josephte Fitzbach nasceu no ano de 1806, em Quebec (Canadá). Aos 43 anos, em dezembro de 1849, abriu um refúgio para mulheres que saim da prisão sem recursos e sem abrigo. Fundadora das Servas do Coração Imaculada de Maria (Irmão do Bom Pastor de Quebec) era considerada uma mulher de oração, de sabedoria e de ação. A contribuição missionária da Congregação ganhou o mundo, chegando a vários países através do trabalho de suas missionárias. As Irmãs do Bom Pastor chegaram ao Brasil em 1973. Madre Fitzbach faleceu em Quebech, no ano de 1985.
A Escola recebeu o nome dessa Missionária, visto ter sido a Congregação, a que ela pertenceu, a enviar os primeiros recursos para o início do trabalho desenvolvido pela ADOTE.

Voltar